terça-feira, 19 de maio de 2015

Um pequeno melro


Este não era o artigo que tinha planeado, mas a natureza por vezes faz das suas e foi assim que no Sábado enquanto estávamos pela horta demos com um pequeno melro fora do ninho.
Ora ali estava algo completamente inesperado, um pequeno melro sozinho e assustado e nós atónicos ainda sem saber o que fazer, com o cair da noite e sem sinais dos pais acabamos por decidir que viria connosco, não tínhamos comida e foi assim que algumas minhocas do compostor acabariam por servir de manjar a pobre criatura.
Embora já fosse tarde ainda conseguimos ainda passar por uma loja para comprar uma embalagem de comida para pássaros insectívoros e uma seringa que viria a ser o biberão, a responsabilidade era grande mas criaram-se as condições.

Demos-lhe o nome de Cenoura, pois grande parte dos Melros tem o bico alaranjado, mas ficámos sempre na dúvida se tínhamos feito bem em o ter resgatado, por um lado sair do ninho sem conseguir voar e ser ajudado pelo pais é um processo natural nos melros, por outro a noite ia cair e os seus maiores predadores (os gatos) não iam dar oportunidade, foi algo instintivo.

Voltamos no dia seguinte e soltámos novamente a Cenoura (sim era uma ela) saltitando escondeu-se entre ervas e um loureiro e foi piando, por uma ou outra vez foi aparecendo um melro adulto, mas o cenário repetiu-se, a noite foi caindo e deixaram de haver sinais, era impossível deixá-lo ali à sua sorte.

Segunda-feira foi um dia de decisões, se inicialmente a nossa ideia era criar condições até que o nosso novo amigo conseguisse voar (não deveria faltar muito pois ele já ia esvoaçando), por outro também não o queríamos humanizar demasiado dado que sua sobrevivência futura ia depender disso, acabámos por contactar o SEPNA que prontamente o veio buscar, o procedimento foi seguir para o ICNF e muito provavelmente para o LxCRAS em Monsanto.

Foram 3 os dias com este pequeno melro que nos encheu o coração de dócil que era, deixou saudades e a esperança que um dia o vejamos por ai em altos voos.