quarta-feira, 11 de novembro de 2015
A era dos agricultores
Porque lá no fundo é muito isto, a agricultura faz parte de nós, embora continuemos a pensar que não somos parte dela. É um vídeo de 5 minutos, vale a pena começar, por ver.
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
No Outono contam-se as histórias

Na horta colheram-se as abóboras, bonitas mas sem grandes quantidades, com muita pena minha os tomates plantados em finais de Julho pouco vingaram, uns finaram-se outros ainda nos mostram duas ou três flores quem breve irão murchar por completo, mas comecemos pelo inicio, afinal já andamos na horta à quase um ano e esta talvez seja uma boa altura para uma introdução mais demorada.
Quando à cerca de um ano atrás a horta renascia, a ideia começou num pequeno canteiro que haveria de dar para três ou quatro variedades, esse canteiro deu luta devido ao famoso escalrracho mas depois foi fantástico, nabiça, nabos, rabanetes, cenouras e rúcula invadiram o espaço que ainda hoje vê por vezes o germinar das sementes que os pardais trataram de espalhar pela terra.
Com o canteiro feito e a dar "frutos" continuou-se, hoje sacha-se aqui e amanha ali, deixavam-se as ervas mais inofensivas secar e depois enterravam-se, no espaço que nascia plantava-se mais, ervilhas, cebolas, alhos, brócolos, acelgas e com o Inverno à porta, as batatas e os morangos.
Este processo levou meses e com isso outras estações chegaram, a Primavera trouxe cores e novas oportunidades para os hortícolas de fruto, beringelas, pepinos, melões melancias tudo foi plantado enquanto as batatas eram atacadas pelo famoso míldio, colheram-se um pouco mais pequenas mas com a certeza que eram boas.
Nas árvores identificaram-se alguns problemas/pragas que a seu tempo serão abordados, mas uma das maiores dores de cabeça foram as formigas, dos testes que fiz para as levar a deixar o pátio alguns surtiram efeito e outros não tanto, mas como para a frente é que é caminho, cá estamos para aprender e partilhar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)