sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A horta vai ter um galinheiro

Sim é verdade, a ideia andava a cismar há já algum tempo mas foi agora com o aproximar da Primavera que ganhou força, decidimos dar uso a dois metros da horta para a instalação de um pequeno galinheiro, o modelo escolhido foi o Lyon e ideia é ter cerca de 3 galinhas.
O próximo passo será a montagem, o estudo de algumas técnicas de criação e um olhar mais demorado sobre a futura alimentação dos hóspedes, tentarei documentar o máximo possível o que for aprendendo.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Menzinhas - Uma cebola para as tosses

Um dia estava num sitio do costume onde uma conversa me chamou a atenção:
"O meu miúdo ontem estava com aquela tosse irritativa, nem dormia ele nem eu, fui buscar uma cebola cortei em quatro partes e pus lhe à cabeceira, foi remédio santo".
Lembro me que na altura achei bastante interessante mas como nunca fui de grandes tosses, pensei que era algo que não ia conseguir comprovar tão cedo, estava tão enganado.
O tempo muda e como este ano temos um Inverno a vestir Outono com temperaturas entre os 17º e 18º graus, eu achei que era altura de ter uma noite como nunca tinha tido antes, com tosse irritativa daquelas que só tinha ouvido falar... eu tinha sono mas sempre que ia adormecendo vinha aquela tosse repetidamente, entre a saturação e o desespero fui à cozinha e cortei uma cebola ao meio, pus as duas partes num prato e não pus na cabeceira mas sim ao lado da almofada.
A coisa correu tão bem que no dia seguinte acordei lado a lado com a cebola, não a tosse não tinha desaparecido mas consegui dormir em pleno e foi assim que nasceu uma relação séria e duradoura.

Desde esse dia, ou dessa noite, comecei a investigar mais sobre a amiga cebola, falei com gentes, pesquisei e cheguei à descoberta do que é agora  dos meus chás favoritos, o chá de casca de cebola.
Não sendo eu um grande apreciador de chás para mim o chá de casca de cebola é simplesmente perfeito, o sabor e ao contrário do que estava à espera é suave nada intenso, a cor consoante a cebola é meio alaranjada, quanto à sua eficácia para as maleitas do Inverno é comprovadamente alta.

Apesar de ser óbvio que o chá de casca de cebola se faz com a casca da cebola, existem dois pormenores importantes de salientar, o primeiro é que a cebola deve ser biológica, se não bastassem todos o motivos ambientais convém lembrar que do lado da saúde estamos a falar de uma planta cresce debaixo de terra e que portanto na agricultura química está em constante contacto com pesticidas e herbicidas que permanecem ou escoam para o solo após o efeito da sua aplicação.
O segundo pormenor importante é que devemos sempre fazer o chá com a segunda casca da cebola, esta além de estar menos oxidada tem à partida menos contacto directo com terra onde podem existir agentes patogénicos.

Dito isto, o resto já se sabe água quente uma chávena e desfrutar .